Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

05 de ago | Jornal O Poder

PESQUISA DA OAB - Hylda Cavalcanti - BRASÍLIA TEM MAIS ADVOGADOS DO CENTRO-OESTE

Responda rápido: qual a categoria que tem maior número de profissionais em Brasília e Regiões Administrativas do Distrito Federal? Todo mundo tende a responder que são políticos e servidores públicos, mas são os advogados. Segundo pesquisa do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgada ontem (4), existe, no DF, um advogado em atuação para cada 66 habitantes.

TRIBUNAIS
O resultado surpreendeu até mesmo a OAB e mostrou que o índice de advogados no DF em comparação com a população é o maior de todo o Centro-Oeste. São 46.865 advogados inscritos na Ordem no DF e advogando, frente a uma população de 3 milhões de habitantes. Eles atuam em sua maior parte, nos tribunais superiores e tribunais de Justiça (TJDFT), trabalhista (TRT-10) e da Justiça Federal (TRF1).

ABERTURA
O mesmo levantamento também constatou que o Brasil é o país com a maior proporção de profissionais de Direito por habitante: um para 164 pessoas. A avaliação foi de que os dados refletem uma abertura indiscriminada de cursos de Direito pelo país sem que haja qualidade em todos esses cursos. São cerca de 1,8 mil deles, com mais de 700 mil alunos matriculados.

CAPACITAÇÃO
No DF, são 44 os cursos de Direito oferecidos por instituições de ensino superior e 169.981 alunos matriculados por ano. Em 1999, a OAB criou o Selo intitulado “OAB Recomenda”, que é classificado pelo órgão como uma ferramenta para garantia da qualificação destes profissionais. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, avaliou que é preciso “avançar muito na formação de futuros advogados” e que a entidade pretende contribuir para a modernização do ensino jurídico, “sem abrir mão de sua qualidade, eficiência e superioridade técnico-científica”, afirmou.

Postado em www.opoder.com.br