Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

05 de ago | Jornal O Poder

NO PRAZO FINAL - TRÊS PARTIDOS REALIZAM CONVENÇÕES NA PB

Por Severino Lopes

O prazo para realização das convenções partidárias para as Eleições 2022 termina hoje, sexta-feira (05/08). Na Paraíba, três legendas com pré-candidatos na chapa majoritária para governo e Senado, o MDB, PSB, e o PL, deixaram para realizar o ato no último dia.

MDB HOMOLOGA VENEZIANO

A convenção do MDB e o PT, está programada de forma conjunta a partir das 9h no Clube Cabo Branco, em João Pessoa, para homologar a candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ao governo do Estado, e da ex-primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo (PT), como vice. A candidatura de Veneziano e Ricardo Coutinho tem o apoio do ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva.

SENADOR E DEPUTADOS

A convenção do MDB-PT também homologa o nome do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para o senado, e do ex-deputado estadual Jeová Campos (PT), na 1ª suplência; e do empresário Alexandre Santiago (PT) na 2ª suplência. Também as candidaturas de deputados federais e estaduais dos partidos coligados.


A CONFIRMAÇÃO DA VICE
O nome de Maísa Cartaxo com candidata a vice de Veneziano, foi confirmado pelo presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macêdo, A decisão foi respaldada pela Federação Nacional composta pelo PT, Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

EVENTO INTERNO

A aliança MDB/PT realizou uma grande festa com a presença de Lula, em Campina Grande, na terca-feira passada. O ato de hoje a se realizar no primeiro andar do Clube Cabo Branco, será uma confraternização interna, com a presença dos candidatos e seus convidados mas sem o propósito de uma grande mobilização.


CONVENÇÃO DO PL

O Partido Liberal também realiza sua convenção nesta sexta-feira no Garden Hotel em Campina Grande. O evento oficializa a candidatura do comunicador Nilvan Ferreira (PL) ao governo e do empresário Bruno Roberto (PL) como candidato ao Senado.
A candidatura do PL é a defensora na Paraíba do palanque do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

PSB HOMOLOGA JOÃO

A partir das 16h, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), realiza a convenção para homologar a candidatura à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). No evento, que será realizado no Forrock, em João Pessoa, também será confirmado o nome do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (Progressistas), como candidato a vice-governador, e da deputada Pollyana Dutra (PSB), como candidata ao Senado. O evento contará com a presença do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula à presidência da República.

CANDIDOS
De acordo com o presidente estadual do PSB na Paraíba, Gervásio Maia, a legenda ainda homologará as candidaturas dos 40 filiados que concorrerão aos cargos de deputado estadual e deputado federal nas eleições de 2 de outubro.
A convenção do PSB vai contar também com a participação de filiados e lideranças políticas das 12 legendas que apoiam o projeto de reeleição do governador João Azevêdo.



CANDIDATOS CONFIRMADOS

Além dessas candidaturas, já foram oficializadas por outras legendas os nomes de quatro candidatos ao governo da Paraíba. O primeiro deles foi o PSTU, que terá como candidato ao governo do estado Antônio Nascimento, com Alice Maciel, do mesmo partido, na vice. O PRTB apresentou uma chapa ‘puro sangue’, com o nome do ex-deputado Major Fábio para a disputa ao governo, com Dr Jordes na vice e o pastor Sérgio Queiroz como candidato ao Senado.

Já o PSOL, definiu o nome da professora Adjany Simplicio como candidata ao governo e Jardel (UP), compondo como vice e Alexandre Soares (PSOL) para o Senado.

PSDB
No último final de semana, a convenção conjunta do PSDB e União Brasil homologou o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) como candidato ao governo, o ex-deputado Domiciano Cabral como vice e o deputado Efraim Filho (União Brasil) ao Senado.

REGISTRO
Após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para realizarem o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). No dia seguinte, 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral.