Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

04 de ago | Jornal O Poder

CRIME CIBERNÉTICO - Hylda Cavalcanti - HACKER ATACA TRIBUNAL DE BRASÍLIA

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), sediado em Brasília, foi alvo de um forte ataque hacker na madrugada do último domingo (31) e só voltou a ter o seu sistema de informática restabelecido na tarde desta quinta-feira (4). Na verdade, o Tribunal anunciou oficialmente na segunda-feira (1º) que estava tirando o seu sistema do ar após descobrir que dados processuais estavam sendo acessados por servidores estranhos não identificados.

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES
Em nota à imprensa, a Corte disse que a suspensão das atividades – que impactou, inclusive, na redução do expediente dos servidores e das varas judiciais – foi feita depois que em conjunto com a Polícia Federal, foram encontradas suspeitas do que foi definido como “atividade maliciosa” no centro de dados do sistema.

PRAZOS AMPLIADOS
A presidência do Tribunal informou, ainda, que os trabalhos dos desembargadores e juízes continuou, apesar do problema e que os prazos processuais de audiências e decisões que estavam correndo ao longo desse período serão ampliados – de forma a não prejudicar nenhum jurisdicionado.

PROCEDIMENTOS AINDA SUSPENSOS
Segundo informações da assessoria de imprensa do TJDFT, apesar de terem conseguido bloquear o ataque, a área técnica ainda está trabalhando para descobrir de onde partiu a atividade suspeita no datacenter da Corte, assim como o motivo de desligamento dos sistemas – caso apontado como típico crime cibernético. Por isso, embora tenham sido retomados os trabalhos e a veiculação do site, vários procedimentos administrativos do Tribunal seguem suspensos.

Postado em www.opoder.com.br