Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Jornal O PODER

Em primeira mão - CPI do MEC prejudicada

CPI DO MEC PREJUDICADA
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou, hoje à tarde, que a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC) pode ser prejudicada devido à proximidade das eleições. A fala acontece após a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro pela Polícia Federal.

MUDANÇA DE RUMO
A investigação em andamento pela Controladoria-Geral da União (CGU) identificou uma movimentação financeira suspeita do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que foi preso hoje pela PF, o que acendeu alertas no time do órgão. O achado veio há cerca de três semanas e mudou os rumos da apuração.

DÍVIDAS COM O FIES
O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje uma lei que estabelece as regras para renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – programa de financiamento de cursos de graduação pagos. De acordo com a medida, os alunos inadimplentes podem ter descontos de até 99% no pagamento dos débitos vencidos.

DESCONTOS VARIADOS
Os alunos devedores há mais de 90 dias podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e multas. Caso os débitos ultrapassem 360 dias do vencimento, os descontos a serem aplicados podem chegar a 77%.

IDENTIFICADA COVID GRAVE
Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo identificaram um método com potencial para prever a gravidade da infecção por Covid nos pacientes, a partir da análise do plasma sanguíneo. O sistema pode servir como ferramenta de triagem no atendimento dos infectados e ser utilizado a fim de evitar a evolução da doença. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Proteome Research.