Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Magno Martins

Política - Coluna de Magno Martins - Prisão injusta

O advogado Daniel Leon Bialski, que assumiu a defesa do ex-ministro Milton Ribeiro, preso hoje, informou que vai entrar com um pedido de Habeas Corpus para que ele seja solto. O advogado disse que “inexiste razão para a prisão preventiva editada” e que “a custódia é injusta, desmotivada e indiscutivelmente desnecessária”.

COAÇÃO ILEGAL
Segundo a defesa, os trabalhos agora buscam o “reconhecimento da coação ilegal imposta, especialmente porque os fatos são pretéritos e sem contemporaneidade”, já que “não poderia decretar a medida excepcional”, completou Bialski.

CPI PARA SUPERAR CRISE
O presidente da Comissão de Educação no Senado, senador Marcelo Castro (MDB), comentou hoje a prisão do ex-Ministro da Educação, Milton Ribeiro. De acordo com Castro, uma “CPI do MEC” seria um instrumento valioso para contornar a atual crise na educação.

FORÇA DE POLÍCIA
“Pode ajudar muito [uma CPI], porque é um instrumento muito forte. A comissão tem validade de polícia, as pessoas são obrigadas a comparecer, elas prestam depoimento sob juramento e você também pode quebrar o sigilo dessas pessoas” disse o senador.

MONTANHA DE DINHEIRO
Como exemplo, Castro citou pastores acusados de operar um sistema paralelo dentro do MEC. “Você quebrar um sigilo bancário de um pastor desse e encontrar uma montanha de dinheiro, isso é um escândalo”, diz, destacando o poder político das comissões.

ME ENGANA QUE EU GOSTO
Responsável pela articulação política do primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu disse hoje que não se pode “ter a ilusão” de que, se eleito novamente para a Presidência, o petista adotará um programa de esquerda. A coalizão partidária e as diretrizes programáticas da campanha de Lula apontam para um futuro governo de centro, disse Dirceu, o eterno capitão do time de Lula que cumpriu pena de prisão pelo Mensalão e Petrolão.