Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Jornal O PODER

Dois anos depois - O reencontro com o forró em Caruaru

Foi demorado. Quem não estava com saudades da temporada de festas juninas? Uma das maiores festas do País está de volta em 2022 após dois anos e muita gente já estava aguardando ansiosamente por bandeirinhas, fogueiras, comidas típicas e muito forró. Caruaru, a Capital do Forró, que sedia o Maior e Melhor São João do Mundo é só alegria e muita euforia.

24 POLOS PELA CIDADE

O São João da Capital do Agreste retornou com 30 dias intensos de comemorações e programações especiais. E nesse ano especial de retomada, a festa foi carinhosamente batizada como o “São João do Reencontro”. São mais de 24 polos espalhados pela cidade e 800 tipos de apresentações, artistas nacionais, com muito forró pé de serra, quadrilhas, apresentações de danças e bandas típicas. Isso tudo com entrada gratuita.

TEM HISTÓRIA
.
Não é à toa que a cidade de Caruaru sedia o que é considerado o Maior e Melhor São João do mundo. Desde o século 19, as festas juninas que aconteciam na cidade já atraíam pessoas de municípios vizinhos e da própria capital pernambucana. Na época, as festas aconteciam em propriedades rurais particulares.
Desde 1994, o São João de Caruaru tomou forma e passou a acontecer no Pátio do Forró Luiz Gonzaga, um complexo com mais de 44 mil metros quadrados, que homenageia o grande artista nordestino, pai do forró. A expectativa é que nesse ano, mais de 3 milhões de pessoas passem pela cidade e curtam as festividades do São João.

CUSCUZ GIGANTE

O São João de Caruaru também reserva algumas curiosidades para seus visitantes. A tradição das comidas gigantes. Ela acontece há mais de 25 anos. De lá para cá, tornou-se uma disputa entre os moradores para trazer novos pratos no formato gigante. Se está pensando em conhecer Caruaru no São João, prepare-se para experimentar o “maior cuscuz do mundo”, a broa gigante, a tapioca e outras comidas típicas.
O enredo junino toma conta de todos na cidade. Os caruaruenses investem nas decorações em todos os espaços. Os moradores de suas respectivas ruas se organizam e enfeitam todos os locais, abusando da criatividade. E todos os anos, as lojas e bairros recebem premiações pelas decorações.

TÍTULO DE MAIOR SÃO JOÃO

E a rivalidade de Caruaru e Campina Grande, na Paraíba? As duas cidades nordestinas disputam o título de Maior São João do mundo – mas a gente sabe que, no fim das contas, quem sai ganhando é o turista, o forrozeiro, o visitante, que tem a oportunidade de conhecer de perto a cultura do nosso Nordeste.



PARA TODOS OS GOSTOS
• Polo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: é onde acontecem os shows com grandes atrações do forró e de outros estilos musicais;
• Polo Alto do Moura: conhecido por trazer o forró tradicional de Pernambuco, começa a partir das 10h.
• Polo Azulão: atrações voltadas para diferentes gêneros musicais, como MPB, rock, entre outros gêneros. A partir das 18h.
• Polo São João na Roça: traz nomes do forró para os 4 distritos rurais de Caruaru.
• Polo Mestre Camarão: é aqui que os trios pé de serra se apresentam, com muito forró ao som de triângulo e zabumba. Os shows começam às 20h.
• Polo das Quadrilhas: o que é uma festa junina sem quadrilha? É lá que acontecem as apresentações e competições de quadrilhas, para se emocionar! Começam às 20h.
• Estação Ferroviária: aqui a cultura popular nordestina fica evidente, com muitas casas temáticas, bandas e comida boa.