Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Severino Lopes

Campina Grande - Mundo conhece a alegria do povo paraibano

Ao passo da quadrilha, do ritmo contagiante do forró e do arrasta pé que invade os arraiais no período junino, uma disputa tem colocado Campina Grande na Paraíba, e Caruaru em Pernambuco, em rota de colisão. Ao som da sanfona, do triângulo e do zabumba, e na quentura da fogueira, as duas cidades disputam há mais de três décadas o título de quem realiza o melhor e maior festejo junino da região. Mas nessa disputa, quem ganha mesmo é o forrozeiro. É o povo.

NÚMEROS IMPRESSIONANTES

Erguida no alto da Serra da Borborema, a 120 quilômetros da Capital João Pessoa, e localizada a uma altitude média de 555 metros acima do nível do mar, Campina Grande, garante que impera absoluta no reinado do forró, preservando há décadas, os costumes, tradições e as raízes da região. Para isso, apresenta números impressionantes. A festa que este ano tem duração de 31 dias, é batizada de “Maior São João do Mundo, devido a sua grandiosidade

O PARQUE DO POVO

Em Campina Grande, o São João acontece no Parque do Povo, um espaço de 42 mil metros quadrados, projetado, construído e inaugurado pelo poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima em 1986, há 39 anos.

CIDADE CENOGRÁFICA

Uma das atrações do Parque do Povo, é cidade cenográfica. Ela surgiu em 1999 com réplicas de prédios históricos e templos de Campina Grande.
A cidade cenográfica conta com réplica do Telegrapho, Cassino El Dourado, Cine Capitólio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e a representação da Vila Nova da Rainha, onde surgiu a população que deu origem a Campina Grande, além da Vila da Imprensa.

O PÚBLICO

No chamado “Quartel General do Forró” devem passar esse ano, mais de 2 milhões de pessoas, entre forrozeiros da cidade e turistas de todas as regiões do Brasil. São mais de 100 shows com artistas locais, regionais e nacionais, dos diversos gêneros, desde o forró pé de serra, o forró estilizado e o sertanejo.

OS ARTISTAS

Nomes conhecidos no cenário do forró nacional, como Solange Almeida, Elba Ramalho, Santana, Flávio José, Xand Avião, Wesley Safadão, Dorgival Dantas, Mano Walter, Raphael Moura, além de bandas já conhecidas pelo público campinense, como Calcinha Preta, Magníficos, Limão com Mel e Cavalo de Pau, se apresentam no palco principal.
E tem mais. Serão mais de mil horas de forró, tocado no palco principal Genival Lacerda nas palhoças Zé Lagoa e Zé Bezerra, bem como na pirâmide. E não para por aí.

MAIOR QUADRILHA

Para impressionar ainda mais o turista, Campina quebrou na semana passada, pela oitava vez, o recorde de realizar a maior quadrilha junina do Brasil, referendada pelo Ranking Brasil, que registrou a presença de 1.049 casais.

ARTISTAS LOCAIS

Com sangue campinense correndo nas veias, os artistas locais como Capilé, autor do hino do Maior São João do Mundo, Biliu de Campina, Tom Oliveira, Edmar Miguel, entre outros, respeitam Caruaru, mas garantem que o maior e melhor São João é o de Campina.
“Sem dúvida. O São João de Campina Grande está na alma do seu povo e é grandioso em todos os aspectos” garante Capilé,

A NOITE DE ELBA

Mantendo uma tradição que dura anos, a paraibana de Conceição de Piancó, Elba Ramalho, é a principal atração do Parque do Povo, nesta sexta-feira (23), véspera de São João. Um público estimado em 80 mil pessoas deve comparecer para o reencontro com Elba, que cresceu na Rainha da Borborema.

RECORDE DE PUBLICO

No último domingo, o show de Gusttavo Lima no São João de Campina Grande teve os portões do Parque do Povo fechados após bater recorde de público. Segundo a empresa organizadora do evento, a apresentação do cantor mineiro reuniu 70 mil pessoas. Ainda na noite do domingo (19), pelo menos 118 mil visitantes estiveram no Quartel General do Forró, conforme o próprio artista.

HOMENAGEM

A edição 2022 do São João, presta homenagem ao artista campinense Genival Lacerda, morto em 2021 por sequelas da Covid-19. Genival esteve no São João de Campina Grande 2019, abrindo a programação.

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS

O São João de Campina Grande não se resume apenas ao Parque do Povo. O turista que visita a cidade neste período pode usufruir além da hospitalidade do campinense e do clima agradável da Serra da Borborema, de uma boa gastronomia, além de visitar o Salão de Artesanato, a Vila do Artesanato, a Vila São João, bem como, os encantos e atrativos do distrito de Galante e da Pedra de Santo Antônio em Fagundes.