Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Jornal O PODER

Patos - Tem forró e também muita religiosidade


Entre as cidades do Sertão, Patos se destaca por realizar uma das maiores festas juninas da região. A festa voltou a ser realizada este ano, após dois anos suspensa em virtude de pandemia. Entre as atrações do Terreiro do Forró, estão nomes como Xand Avião, Nattanzinho e Luan Estilizado.

OUTRAS ATRAÇÕES

Segundo a organização, antes dos shows no palco principal, o público pode conferir outras atrações culturais em espaços montados no Terreiro do Forró. Uma vila cenográfica também está disponível à visitação no Sítio São João, que fica na Praça Getúlio Vargas.
Segundo a organização do evento, mais de 4 mil pessoas estão sendo beneficiadas diretamente com empregos gerados pela festa.

A CRUZ DA MENINA

O forrozeiro que visitar Patos, pode conhecer o Parque da Cruz da Menina que recentemente foi reaberto.
Este ano, o Parque Religioso foi reconhecido pelo Governo do Estado como patrimônio imaterial da Paraíba.
O local fica às margens da BR-230 e é visitado por muitos fiéis ao longo do ano para fazer promessas e agradecer preces alcançadas. O local recebe turistas de todos os lugares do Brasil por ser conhecido como um lugar sagrado.

HISTÓRIA E TRADIÇÃO

A história do parque começou no ano de 1929, segundo populares. No dia 13 de outubro de 1923 foram encontrados os restos do corpo da menina chamada Francisca, que foi brutalmente assassinada.
A tradição popular conta que tempos depois um agricultor chamado José Justino do Nascimento fez orações a Deus por intermédio da menina por causa da seca que assolava a região na época. Logo depois ele cavou uma cacimba que tinha água suficiente para salvar seu rebanho. Por causa disso, ele resolveu construir uma capela em memória da menina, que foi inaugurada no dia 25 de abril de 1929.