Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Jornal O PODER

Cabaceiras - O encanto do Lajedo de Pai Mateus

Um lugar encantador que atrai turistas de todo o Brasil. As atrações das cidades que realizam o São João na Paraíba não se resumem apenas ao forró e comidas típicas. A natureza também proporciona beleza e encanto para os turistas. Um desses lugares, com paisagem deslumbrante e única no Brasil, é o Lajedo de Pai Mateus, que fica na cidade de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, a cerca de 80 km de Campina Grande e pouco mais de 200 km de João Pessoa.

REGIÃO REMOTA

Situado no meio de uma região remota do interior paraibano, o local é uma elevação rochosa que sustenta formações de granito gigantescas, que chamam a atenção com exóticos formatos arredondados. Algumas das esculturas chegam a mais de quatro metros de altura.

HISTÓRIA DO CURANDEIRO

Exótico e inusitado, o Lajedo de Pai Mateus constitui uma curiosa formação geológica existente apenas em poucas partes do globo. Além dele, você só verá algo igual em regiões da África ou da Austrália.
Entre as curiosas obras da natureza, estão, por exemplo, a gruta do Pai Mateus (o curandeiro que teria se refugiado ali), a Pedra do Sino e a Pedra do Capacete.

A ORIGEM

Segundo a tradição, o nome deste destino turístico paraibano tem origem em um curandeiro conhecido como Pai Mateus, que, no século 18, teria vivido na área como eremita, dentro de uma das rochas locais. O acesso ao Lajedo se dá pela estrada para Boa Vista, de 30 km de estrada de terra.