Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

22 de jun | Jornal O PODER

Brejo Paraibano - Visita aos engenhos em Bananeiras

Frio, forró, fogueira e cachaça. Sem dúvida um dos mais animados São João do Brejo paraibano acontece na cidade de Bananeiras. Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia de covid-19., a edição deste ano voltou com força total. Segundo os organizadores a edição deste ano está sendo maior do que as anteriores, com 30 dias, tendo começado no dia 17 de junho e se estendendo até 17 de julho.

ATRAÇÕES

Entre as atrações da festa destaque para os shows de Flávio José, Elba Ramalho, Walkyria Santos, Aduílio Mendes e Anderson Barbosa. O evento acontece em uma nova estrutura, no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

ROTA DOS ENGENHOS

O turista que prestigiar o São João de Bananeiras, terá uma oportunidade de fazer uma viagem no tempo, conhecer o Brasil colonial e entrar na chamada rota da cana de açúcar. Isso porque muitos dos engenhos de cana de açúcar ainda estão em pleno funcionamento.

MELHOR CACHAÇA

Um levantamento feito pela Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), revela que a Paraíba possui cerca de 80 engenhos que produzem, por ano, um total de 12 milhões de litros de cachaça, algumas marcas premiadas em concurso nacional
Além de visitar os casarões centenários, o turista pode degustar a melhor cachaça de alambique produzida no país. O roteiro ‘Caminhos dos Engenhos’ reúne produtores que podem ser visitados, em municípios como Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

MODERNIZAÇÃO

A produção de cachaça hoje é moderna e usa novas tecnologias e aprimoramentos nos engenhos de cana de açúcar.
Antes do processo de destilação, os alambiques dos engenhos eram de barro, depois os de zinco até chegar nos alambiques de cobre usados atualmente que logo teve implementação no controle de temperatura e diversas outras melhorias que modernizaram a fabricação da cachaça nos dias de hoje.