Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

21 de jun | Antônio Magalhães

Mercado - Coluna de Antônio Magalhães - PT quer consumo em massa

A promessa de incentivar o consumo em massa, leia-se endividamento, e o investimento público é a mesma fórmula que levou o país à recessão na era Dilma. Como se diz no popular, “um voo de galinha”. É o que diz as diretrizes do PT de um plano de governo apresentado hoje em São Paulo.

PRIVATIZAÇÃO CANCELADA
No capítulo sobre as estatais, o PT lançou um manifesto: “Opomo-nos à privatização da Petrobras, opomo-nos à privatização da Eletrobras, opomo-nos à privatização dos Correios.” No caso da companhia de energia, submetida a recente capitalização, o texto fala em “recuperar seu papel como patrimônio do povo”.

BANCOS
Sobre os bancos públicos, por onde escoram recursos públicos em grande quantidade, a diretriz do PT lembra a missão de fomento ao desenvolvimento econômico, social e ambiental”. São citados BB, CEF, BNDES, BNB, Basa e a Finep. Espera-se que sejam estímulos a investimentos no Brasil.

ESQUECEU A REGULAÇÃO DA MÍDIA
A nova versão do programa petista não faz referência a uma das principais bandeiras de Lula, repetida à exaustão em entrevistas: a regulação da mídia e das redes sociais.

RENDA CIDADÃ DE FORA
O vereador Eduardo Suplicy (PT) interrompeu hoje a fala do presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, durante o lançamento das diretrizes do PT para cobrar a inclusão da proposta de renda cidadã no documento. A renda cidadã básica para os carentes é uma proposta antiga de Suplicy que foi agora esquecida

COPOM VAI MANTER JUROS ALTOS
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou hoje a ata da última reunião, concluída na última quarta, 15. No documento, o comitê afirma que a taxa de juros Selic deve continuar subindo e será mantida em um patamar alto por um período de tempo maior que o esperado anteriormente, como forma de evitar que a inflação cresça e fique acima do teto da meta em 2023 – o centro da meta para o índice no ano que vem é de 3,25%, e o teto, de 4,75%.

82% DOS BRASILEIROS COM INTERNET EM CASA
A proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet cresceu entre 2019 e 2021. Segundo a pesquisa sobre o uso da TIC Domicílios 2021, divulgada hoje, na média, o percentual de residências aptas a acessar a rede mundial de computadores subiu de 71% para 82% no período de dois anos. Apesar disso, o país ainda contabiliza 35,5 milhões de pessoas sem acesso à internet e o número de domicílios das classes B, C e D/E com computadores caiu no mesmo período.

MAIS NOS DOMICÍLIOS RURAIS
A variação positiva foi mais significativa entre os domicílios de áreas rurais, segmento que evoluiu de 51%, em 2019, para 71%, em 2021. Entre as residências de áreas urbanas, a proporção foi de 75% para 83% no mesmo período.

TWITTER RECOMENDA VENDA A MUSK
O Conselho de Administração do Twitter recomendou, de forma unânime, a aceitação da proposta de venda para o CEO da Tesla, Elon Musk, por US$ 44 bilhões, de acordo com documento protocolado hoje na Securities and Exchange Comission (a CVM americana). A declaração afirma que, após cuidadosa análise dos fatos, os diretores sugerem que os acionistas votem a favor da transação e concordem com uma reunião extraordinária, caso não haja votos suficientes.