Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

21 de jun | Jornal O PODER

Paulista - Plataforma auxilia na educação

A Prefeitura de Paulista realizou ontem o lançamento do Conecta Legal Paulista, plataforma de ensino com formato de educação à distância (EAD). A ferramenta poderá ser utilizada por toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, supervisores e pessoal de apoio pedagógico da Rede Municipal de Ensino.
O Conecta Legal tem como diferencial a possibilidade de uso sem acesso à internet. Ao entrar com o login e a senha cadastrados em celulares, notebooks, desktops ou tablets, a plataforma atualiza as demandas das atividades escolares.

INTERATIVIDADE

De acordo com o secretário municipal de Educação, Geraldo Lima, os professores terão disponível um aplicativo inovador de apoio ao ensino com recursos multimídia, possibilitando o acesso a conteúdos interativos alinhados às diretrizes curriculares, contribuindo para a aprendizagem e para os indicadores educacionais do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

O objetivo é estimular a educação dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo atividades lúdicas das diversas disciplinas, e ampliando o raciocínio lógico e linguístico dos alunos. Com isso, almeja-se a dinamização do trabalho pedagógico e a promoção da inclusão digital em toda a comunidade escolar.

GRUPO GESTOR

De acordo com o prefeito Yves Ribeiro, antes do lançamento, foi criado um grupo gestor para o desenvolvimento do projeto, elaborado pela empresa Plural Soluções Tecnológicas e Educacionais. Houve debates sobre o papel pedagógico e sobre quais seriam as ações necessárias para o início das atividades.
Participaram do lançamento gestores escolares, supervisores, pessoal de apoio pedagógico, professores, estudantes e técnicos da Secretaria de Educação. Todos serão orientados sobre o passo a passo para uso da plataforma.

TABLETS

A Secretaria de Educação adquiriu oito mil tablets para a Rede Municipal de Ensino. Os equipamentos eletrônicos serão entregues aos estudantes já com o Conecta Legal Paulista instalado, facilitando ainda mais o aprendizado dos alunos.
Inicialmente, receberão os tablets os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fases III e IV, de 17 das 41 unidades de ensino da rede pública.