Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

21 de jun | Jornal O PODER

Jurema - Regatando histórias da arte local

A Prefeitura Municipal de Jurema, por meio do Departamento de Comunicação e da Diretoria de Cultura de Jurema, deu início a uma extensa pesquisa e catalogação dos artistas populares, visando resgatar as memórias e valorizar a cultura e arte local juremense.
Inicialmente, quatro artistas de eixos diversificados, receberam uma equipe de jornalistas, pesquisadores, fotógrafos e produtores culturais, para a produção de entrevistas, ensaios fotográficos e material audiovisual, que posteriormente fará parte do acervo cultural e material que destaca e resgata a relevância desses artistas que viveram e vivem pela arte e cultura.

PRESERVAÇÃO

A diretora de Cultura, Nina Pernambuco, destacou a felicidade de realizar essa pesquisa. “Nós que fazemos arte temos a obrigação de propagar a história desses mestres que fizeram tanto pela nossa cultura. Entramos na ideia com o objetivo de reconstruir as narrativas, já pensávamos no resgate e preservação da cultura juremense e é, por isso, que estamos iniciando esse projeto que tende a revelar grandes nomes da cultura local”.

LEGADO DOS ARTISTAS

Reconstruir a história cultural de Jurema, através de documentos, possibilitando diversas pesquisas textuais e visuais é uma das metas para preservar o legado de toda classe artística, sobretudo, aproveitar a chegada das novas mídias de comunicação para facilitar na pesquisa e facilidade de criação das narrativas culturais.
O Departamento de Comunicação segue a pesquisa que terá como resultados projetos como exposições fotografias, criação de livro biográfico, documentários e outras mídias que farão a história da cidade ser reconstruída.