Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

13 de mai | Magno Martins

Política - Coluna de Magno Martins - O otimismo do Capitão Lula

Capitão do time de Lula, o ex-ministro José Dirceu já fala em vitória de Lula no primeiro turno. "Nada indica que Jair Bolsonaro (PL) vença a eleição em outubro. Ao contrário, as pesquisas nos informam que inclusive ela pode ser decidida no 1º turno. Os candidatos do PSDB e MDB, além de não crescerem nas pesquisas, não têm apoio sequer em seus partidos, que estão divididos e têm setores apoiando Lula (PT) já no 1º turno. Esse é, por exemplo, o caso do MDB, onde esse apoio é quase majoritário. A novata União Brasil tende a ter um candidato sem votos e liberar o apoio nos Estados", afirmou.

DNA DA CORRUPÇÃO
"Entre os opositores de Lula, à exceção de Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) está praticamente sozinho na disputa do primeiro turno. Mantém seu quinhão de votos, mas não sai do patamar de 6%, 7%. Lula supera Bolsonaro na média de todas as pesquisas, presenciais ou telefônicas", acrescenta Dirceu. No Governo Lula, o capitão promoveu o primeiro mega escândalo do PT: o mensalão. Depois, envolvido na Lava Jato, foi preso.

REJEIÇÃO TUCANA
O líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), diz que o pré-candidato do partido à Presidência, João Doria, precisa superar a rejeição para efetivamente conseguir ser candidato neste ano. “Em São Paulo, o Doria fez um bom governo. Cresceu cinco vezes mais que o país, tem uma boa equipe. Agora, precisa superar a rejeição, as dificuldades. Quero o que for melhor para o Brasil”, disse ao ser questionado sobre quem apoia no 1º turno.

REAPROXIMAÇÃO
Marina Silva (Rede) e Lula (PT) ensaiam nas últimas semanas uma reaproximação. Aliados de ambos os políticos dizem que o mais complicado já aconteceu: há “disposição de espírito” para uma trégua entre a ex-ministra e o ex-presidente.

SEM TERCEIRA VIA
O ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira está convencido de que não existe espaço para a terceira via nas eleições e vai apoiar o ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno da disputa ao Planalto. Integrante da velha guarda do PSDB, Aloysio avalia que o ex-governador de São Paulo João Doria não tem como emplacar sua pré-candidatura e já foi rifado pelo partido.