Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

13 de mai | Equipe O Poder

Itaporanga - Festa de São Pedro vira Patrimônio Imaterial

A festa de São Pedro realizada no município de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, foi reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado. O título, de autoria do deputado Taciano Diniz, foi publicado na edição no Diário Oficial do Estado (DOE).

A DATA

Considerado o Maior São Pedro da Terra, a festa que acontece sempre no final do mês de junho, no dia dedicado ao santo – 29 de junho. é conhecido popularmente como “O Melhor São Pedro do Mundo”, criado com o intuito de levar multidões em Itaporanga como também para que pudessem se confraternizar entre os filhos da terra no mês junino, celebrando a data comemorativa sempre nos últimos dias de junho.

ECONOMIA

Para os moradores da região, a festa é importante para aquecer a economia através do turismo, já que muitas pessoas viajam de outras cidades para conferir os shows. Durante a festa de São Pedro, circulam mais de 30 mil pessoas na cidade, movimentando o município e o turismo local, além de atrair diversos comerciantes da região do Vale do Piancó.

A VOLTA

Este ano, segundo a Secretaria de Turismo e Lazer da cidade, a festa volta a acontecer depois de dois anos suspensa em virtude da pandemia da covid-19. A programação completa ainda não foi divulgada.