Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

12 de mai | Equipe O Poder

Sucessão Pernambucana 2 - Raquel Lyra dá o troco

Foi por arrogância e absoluta falta de sensibilidade que o governador Paulo Câmara perdeu, de graça, a sua principal base no Agreste. Desprezou o potencial de Raquel Lyra, estrela emergente e promissora. Ainda por cima de tradicional família política. Filha e neta de ex-prefeitos de Caruaru, principal cidade do Agreste pernambucano. Sobrinha do emblemático Fernando Lyra, o deputado que liderou o Grupo Autêntico na resistência à ditadura. E coordenou a campanha vitoriosa de Tancredo Neves à presidência. Ministro da Justiça que removeu o entulho da ditadura. E foi o principal avalista da campanha de Eduardo Campos em 2006.
Sem contar que o pai de Raquel, João Lyra, foi vice-governador de Eduardo, assumiu o governo e quando a tragédia se abateu sobre a política estadual, soube conduzir a sucessão e elegeu Paulo Câmara, respeitando com total lisura a vontade de Eduardo.

DESPREZO À HISTÓRIA

Nada disso serviu quando Paulinho Câmara, garoto mimado e que não admite que ninguém discorde uma palavra dele, resolveu descartar os Lyra da sua aliança.
Resultado: Raquel se elegeu prefeita de Caruaru, se reelegeu, fez ótimas gestões e desponta nas pesquisas como uma candidata promissora na disputa pelo Governo. E vai mais longe: arrebanhar cada vez mais bases desiludidas com o fracasso retumbante das gestões de Paulo Câmara, o pior governador de Pernambuco na era republicana.

APOIOS DE PESO

As perdas na deteriorada Frente Popular não param.
A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), tem recebido apoios de peso em todas as regiões do Estado. Em cada um dos 184 municípios Raquel, que também é presidente estadual do PSDB, possui representações políticas. São prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e ex-deputados federais e estaduais, além de representantes da sociedade civil.

DO LITORAL AO SERTÃO

É uma lista longa, mas podemos citar prefeitos da Região Metropolitana e interior, a exemplo de Elcione (Igarassu) e Rodrigo Pinheiro (Caruaru), para ficar apenas em dois nomes. Também fortalecem o apoio a Raquel lideranças como o ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto e parlamentares como o deputado federal Daniel Coelho, os deputados estaduais Álvaro Porto e Priscila Krause, para ficar apenas em alguns.

CRESCIMENTO

O crescimento da candidatura de Raquel Lyra tem se dado de forma orgânica, fruto de um trabalho de visitas e encontros com a população e lideranças de todas as regiões do Estado. Ao longo dos últimos meses, Raquel visitou mais de 120 municípios, e na última semana lançou uma plataforma colaborativa de construção do programa do governo, para mobilizar toda a sociedade no debate sobre o futuro de Pernambuco.

FALA RAQUEL

"Sobre o enfraquecimento da Frente Popular, fica claro que é fruto de um governo que não entregou o que prometeu, que não tem mais nada a oferecer a Pernambuco e que é amplamente desaprovado pela população".