Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

27 de jan | Equipe O Poder

Reajuste para professores - 33,24% no piso salarial

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou hoje um reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. Com o reajuste, o salário passará de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34. Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de Estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas.

MAIOR AUMENTO CONCEDIDO
“Esse é o maior aumento já concedido pelo Governo Federal desde o surgimento da Lei do Piso”, escreveu o chefe do Executivo em suas redes sociais. A Constituição prevê que o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica seja atualizado, anualmente, no mês de janeiro. O aumento é calculado com base no valor anual mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

JÁ ESTAVA SENDO COBRADO
Na segunda-feira, 24, parlamentares de frentes em defesa da Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal emitiram uma nota pedindo ao Governo Federal o “cumprimento integral do piso nacional consagrado em nossa legislação desde 2008”.