Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Poltica e Mercado

Notcias

24 de nov | Google

Brasil vai s compras - Black Friday: busca do preo menor

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (26) e muitos consumidores j esto h algumas semanas pesquisando os preos de produtos que desejam adquirir. Tnis, perfume, monitor, fraldas e roupas esto em destaque, segundo dados do Google sobre a inteno de compra dos brasileiros para a data.

PRODUTOS MAIS PROCURADOS
Os produtos associados ao termo Black Friday que apresentaram maior crescimento de buscas no Google entre os dias 7 a 13 de novembro, em comparao com a semana anterior, foram:
Tnis (+175%)
Perfume (+135%)
Monitor (+103%)
Fraldas (+102%)
Roupas (+90%)
Livros (+89%)
Cadeira gamer (+88%)
TV Smart (+86%)
Smartphone (+86%)
Celular (+86%)

CENRIO CRTICO EM 2020
Em 2020, a Black Friday aconteceu em meio a um cenrio mais crtico da pandemia do coronavrus e sob uma srie de restries de consumo, principalmente de produtos e servios destinados a encontros sociais.

ISOLAMENTO SOCIAL
Segundo Fernanda Bromfman, head de negcios para pequenas e mdias empresas do Google Brasil, as restries influenciaram os hbitos dos brasileiros, que precisaram se adaptar a uma nova realidade provocada pelo isolamento social. "Em 2021, as motivaes por trs dos desejos misturam necessidades de renovao ou upgrade de equipamentos, com a consolidao dos laos com a casa e, ao mesmo tempo, a preparao para o retorno da vida social, explica Fernanda.

MUDANA NO PADRO DE COMPRAS
Em 2021, possvel ver algumas mudanas no padro das intenes dos consumidores. As buscas por roupas ganharam uma relevncia grande no desejo desse consumidor que est retomando sua vida social. Temos acompanhado que vestidos de festa tm apresentado crescimento significativo, assim como sapatos e tambm roupas para academia, afirma a executiva do Google.

DATA DOS ELETRNICOS
Alm disso, a Black Friday sempre foi uma data importante para os eletrnicos. Fernanda ressalta que tem muita gente querendo atualizar os equipamentos depois de us-los com muita frequncia durante a pandemia. Celulares, notebooks e videogames, por exemplo, tm apresentado crescimento significativo.

RELAO COM A CASA
A relao do brasileiro com a casa tambm foi ressignificada durante a pandemia. Diversas pesquisas que fizemos nesse perodo mostraram que as pessoas no pretendem deixar os investimentos no lar de lado. TV, geladeira e microondas, por exemplo, j apresentam aumento nas buscas, relata Fernanda.

BOLSO APERTADO E A INFLAO
Com o bolso mais apertado e a inflao em alta, os consumidores devem aproveitar os preos mais baixos e as promoes para se abastecerem com itens de supermercado. "J estamos vendo as buscas por produtos como fraldas, rao, chocolate, bebidas alcolicas, pneus, entre outros, ganharem relevncia", finaliza a representante do Google.