Brasil vai às compras - Black Friday: busca do preço menor
24/11/2021 - Google
A Black Friday acontece nesta sexta-feira (26) e muitos consumidores já estão há algumas semanas pesquisando os preços de produtos que desejam adquirir. Tênis, perfume, monitor, fraldas e roupas estão em destaque, segundo dados do Google sobre a intenção de compra dos brasileiros para a data.
PRODUTOS MAIS PROCURADOS
Os produtos associados ao termo Black Friday que apresentaram maior crescimento de buscas no Google entre os dias 7 a 13 de novembro, em comparação com a semana anterior, foram:
Tênis (+175%)
Perfume (+135%)
Monitor (+103%)
Fraldas (+102%)
Roupas (+90%)
Livros (+89%)
Cadeira gamer (+88%)
TV Smart (+86%)
Smartphone (+86%)
Celular (+86%)
CENÁRIO CRÍTICO EM 2020
Em 2020, a Black Friday aconteceu em meio a um cenário mais crítico da pandemia do coronavírus e sob uma série de restrições de consumo, principalmente de produtos e serviços destinados a encontros sociais.
ISOLAMENTO SOCIAL
Segundo Fernanda Bromfman, head de negócios para pequenas e médias empresas do Google Brasil, as restrições influenciaram os hábitos dos brasileiros, que precisaram se adaptar a uma nova realidade provocada pelo isolamento social. "Em 2021, as motivações por trás dos desejos misturam necessidades de renovação ou upgrade de equipamentos, com a consolidação dos laços com a casa e, ao mesmo tempo, a preparação para o retorno da vida social”, explica Fernanda.
MUDANÇA NO PADRÃO DE COMPRAS
Em 2021, é possível ver algumas mudanças no padrão das intenções dos consumidores. “As buscas por roupas ganharam uma relevância grande no desejo desse consumidor que está retomando sua vida social. Temos acompanhado que vestidos de festa têm apresentado crescimento significativo, assim como sapatos e também roupas para academia”, afirma a executiva do Google.
DATA DOS ELETRÔNICOS
Além disso, a Black Friday sempre foi uma data importante para os eletrônicos. Fernanda ressalta que tem muita gente querendo atualizar os equipamentos depois de usá-los com muita frequência durante a pandemia. Celulares, notebooks e videogames, por exemplo, têm apresentado crescimento significativo.
RELAÇÃO COM A CASA
A relação do brasileiro com a casa também foi ressignificada durante a pandemia. “Diversas pesquisas que fizemos nesse período mostraram que as pessoas não pretendem deixar os investimentos no lar de lado. TV, geladeira e microondas, por exemplo, já apresentam aumento nas buscas”, relata Fernanda.
BOLSO APERTADO E A INFLAÇÃO
Com o bolso mais apertado e a inflação em alta, os consumidores devem aproveitar os preços mais baixos e as promoções para se abastecerem com itens de supermercado. "Já estamos vendo as buscas por produtos como fraldas, ração, chocolate, bebidas alcoólicas, pneus, entre outros, ganharem relevância", finaliza a representante do Google.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285